quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

O dilema das Mães Profissionais

É muito comum mulheres que tem uma vida profissional e que se tornam mães, viverem o desafio, o dilema de ter que decidir entre a carreira, a dedicação total à maternidade ou ainda conciliar os dois papéis.

A sociedade costuma enxergar como conflitante conciliar a maternidade com a vida profissional da mulher. Como se fosse impossível haver sucesso nos dois aspectos da vida. Parece até que se tiver sucesso na carreira, não poderá ser sucesso como mãe.

No dia 26-fev-2020 fiz uma LIVE pelo instagram com a coach e palestrante Fabiana Koch, de Jaragua do Sul-SC, que nos deu valiosas dicas e liçoes preciosas.

Se quiser rever a live inteirinha, está disponível no meu canal do youtube aqui:


Abaixo um resumo do que conversamos:
(by Fabi Koch)

"Acredito que tudo é uma questão de equilíbrio e consciência. Baseados nos valores principais da vida da mulher.

Ou seja, as escolhas são determinadas pelo que é mais prioritário naquele momento de vida da mulher, ou então por aquilo que ela mais teme na vida.
Por exemplo, família e realização profissional podem ser prioridades. E ao mesmo tempo, rejeição e fracasso, serem o que mais se quer evitar na vida.

Mas como fazer isso da forma menos estressante possível?
Primeiro ensinamento: nada é para sempre. A escolha do presente, não precisa ser a escolha do futuro.

Mas olha só que interessante. Pesquisa:
FOCAR SÓ NO TRABALHO OU SÓ NA FAMÍLIA DESGASTA MAIS DO QUE CONCILIAR FAMÍLIA E CARREIRA.

No livro: Women at the Top, Diane Halpern e Fanny Cheung citam uma pesquisa feita pelo Families and Work Institute. A pesquisa concluiu que focar só no trabalho ou só na família, estressa mais as mulheres, do que conciliar os dois papéis.
A pesquisa concluiu que as mulheres ficam desgastadas porque:
não se planejam,
não administram o seu tempo,
falta apoio familiar,
falta motivação e
objetivos na carreira.

Independente se a mulher é mãe full time ou mãe e profissional, viver a vida em equilíbrio é muito inteligente.

Etapas para se viver uma vida com equilíbrio:
1
-    defina prioridades e objetivos na vida pessoal, profissional e familiar. Prioridade é o que é mais importante na vida de uma pessoa. Objetivos devem estar de acordo com as prioridades. A mulher costuma deixar de lado os objetivos pessoais. Esquecer de si, pode desequilibrar todas as outras áreas da vida. PARE DE QUERER SER MULHER MARAVILHA. PARE DE ESPERAR QUE OS OUTROS LEIAM A SUA MENTE. SE IMPORTAR CONSIGO, FAZ VOCÊ SE IMPORTAR COM OS OUTROS.

2-   ADMINISTRAR O TEMPO. O que é vital no seu dia? O que é trivial? Como é distribuída a agenda. O que pode ser delegado? O que merece ser excluído da rotina familiar? Quais tarefas podem facilitar a rotina familiar. Qual o dia de ir ao mercado? Qual o dia de lavar roupa? Etc.? Quem faz o quê?

3-   CONTROLAR O STRESS. Entender o que causa estresse e o que gera bem estar na vida da mulher é fundamental para conseguir viver em equilíbrio, cada etapa da vida. Cuidar da saúde, ter uma alimentação rica em nutrientes e que dê energia, fazer exercícios físicos, ter momentos de lazer e relaxamento, desenvolver inteligência emocional.


4-   PROJETO DE VIDA FAMILIAR. Quais são os objetivos da família? Todos os integrantes sabem disso? Marido e esposa estão de acordo? Qual o plano para que os objetivos sejam atingidos? Quais são os valores da família? Como os objetivos são alimentados?"
   
         Espero que gostem! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário